Você sabe como mensurar o engajamento dos funcionários? Veja aqui!

Você sabe como mensurar o engajamento dos funcionários? Veja aqui!

O mercado de trabalho vive inovando, e a bola da vez são as estratégias de engajamento dos funcionários. Resumidamente, essa metodologia entende que, para uma empresa crescer, é necessário o suporte humano. 

Não se trata de apenas contar com o quadro de colaboradores a fim de aumentar a fluidez do negócio, mas motivar essas pessoas a vestirem a camisa da empresa, fazendo da rotina de trabalho uma missão de vida. 

Você sabe por que isso é necessário e como fazer para ter funcionários engajados no seu empreendimento? Neste artigo, você vai conhecer tudo isso. Acompanhe a leitura!

O engajamento dos funcionários é o segredo 

O mundo business entendeu que um dos fatores-chave para o bom desempenho de toda empresa está diretamente ligado às pessoas envolvidas nos processos produtivos do negócio. 

Isso é possível por meio de uma análise muito simples. Pessoas desmotivadas tornam as empresas improdutivas, desfalcadas e distantes do desenvolvimento almejado pela diretoria. 

Tudo isso porque é a mão de obra trabalhadora que eleva os resultados de um empreendimento. Ao valorizá-la, o gestor compreende que o engajamento funcional pode ser a ponte para o sucesso. 

Há várias vantagens em engajar a sua equipe. Por exemplo:

Funcionários embaixadores

Dentro ou fora da empresa ele vai promover, ressaltar e engrandecer o trabalho.

Futuros líderes

Seja a sua empresa um grande ou pequeno negócio, com todo novo crescimento será necessário estabelecer novos líderes. O seu colaborador engajado é esse cara.

Aumento na produtividade

Um funcionário engajado se destaca na empresa com a disposição para a produtividade. Ele é focado, decidido e determinado a fazer o negócio acontecer.

Sendo assim, tendo um time engajado com os objetivos, as metas, as parcerias, os prazos e até mesmo com as dificuldades do seu negócio, dificilmente você caminhará para a falência. 

Para isso é preciso entender que

As pessoas buscam valor agregado 

Não é simplesmente pagar o salários e abrir diariamente as portas da empresa para que os colaboradores exerçam suas atividades. O trabalho vai muito além disso e, apesar do mercado com déficit de oportunidades, as pessoas buscam valor agregado. 

Valor é aquilo que o colaborador recebe além do dinheiro de fato. É a satisfação diária entre os colegas, o ambiente que estimula o desenvolvimento de potencialidades, é a relação empática entre empresa e funcionário. 

Os valores de uma empresa são fundamentais na hora de reter talentos, prospectar profissionais disputados no mercado e também se destacar na disputa com a concorrência. 

Com tudo isso compreendido, é hora de fazer

A mensuração para alavancar os resultados

A mensuração do engajamento dos funcionários é uma estratégia fundamental para justificar alguns dados da empresa. Por exemplo, a produtividade, a fluidez dos processos de produção e a qualidade do que é oferecido ao cliente. 

Por isso, mensurar se faz necessário. Essa é uma habilidade de gestão que compreende a importância de visualizar a situação da empresa e desenvolver ações positivas para mudar ou fortalecer os resultados obtidos após a análise. 

Com a avaliação e os números indicando o que é preciso ajustar, rapidamente o gestor é capaz de alinhar a rotina dos colaboradores e enquadrar todo o time dentro do planejamento do negócio.

Com tudo isso em mente, é hora de descobrir 

As formas de mensurar o engajamento da equipe

Produtividade

Como mencionado, a produtividade é o principal propósito do colaborador dentro de uma empresa. Ele é responsável por cumprir todas as etapas do processo produtivo — seja a confecção do produto, seja a execução do serviço, a venda ou a administração dos recursos.

Ao analisar a produtividade de cada servidor, considerando fatores individuais, você consegue identificar o nível de envolvimento do seu funcionário com a empresa. A taxa de entrega de resultados dele está diretamente ligada ao fator motivacional no ambiente de trabalho.

Com isso, a cultura de engajamento do corpo colaborativo incentiva o profissional a dar o melhor de si na hora de executar sua função. Motivação, organização e autossuperação são as principais características de um funcionário envolvido com o trabalho. 

Uma ótima maneira de estimular essa métrica é por meio de recompensas. Por exemplo, você pode estabelecer uma meta e se comprometer em oferecer um happy hour no final de cada ciclo para comemorar o objetivo alcançado.  

Clima organizacional 

Entre os diversos desafios de uma empresa, com certeza pode-se destacar o clima organizacional. 

A forma como os colaboradores enxergam e se portam no ambiente de trabalho pode se tornar uma baita dor de cabeça para os gestores e, por isso, ela exige algumas práticas fundamentais, como:

  • incentivo ao respeito e à colaboração;
  • transparência na relação líder/equipe;
  • definição clara de hierarquias;
  • acessibilidade ao setor de recursos humanos.

Dentro desse aspecto, você pode fazer a mensuração por meio da análise sobre:

  • satisfação da equipe;
  • relacionamento entre os funcionários;
  • políticas de RH desenvolvidas na empresa;
  • relacionamento hierárquico;
  • modelos de gestão em execução.

Se algo estiver fora do eixo, procure imediatamente a equipe do RH e faça estratégias para ajustar os fatores indesejados. 

NPS interno

O índice de NPS (Net Promoter Score), que funciona como um indicador de satisfação, é utilizado para conhecer a escala de promoção da empresa entre os clientes. 

Por exemplo, pergunte ao seu comprador o quanto ele indicaria a empresa a um amigo, dentro de uma escala de 0 (de maneira nenhuma) a 10 (com toda certeza). Isso indica qual o nível de satisfação do consumidor com o seu produto. 

Já o NPS interno serve para saber o índice de promoção dos colaboradores em relação à empresa. Por exemplo, na mesma escala, o quanto os funcionários indicariam a empresa a um amigo em busca de emprego. 

Assim, você consegue descobrir o valor do posto de trabalho para o seu colaborador e, se necessário, desenvolver ações positivas de mudança. 

Retenção de talentos

Outra métrica importante a avaliar no seu time é o nível de retenção dos funcionários. Essa informação pode ajudar a saber se a sua empresa de fato tem conseguido suprir as necessidades dos seus colaboradores. 

Reter talentos é um grande desafio, e é extremamente importante que o seu negócio invista nisso. Afinal, o mercado é cada vez mais competitivo. Tenha a certeza de que um grande destaque para a empresa é quem compõe a força produtiva no dia a dia de trabalho.

Para melhorar esse indicador, a sugestão é fazer o equilíbrio entre o benefício da empresa e também do funcionário. Muito além do salário, ofereça capacitações, incentive o desenvolvimento profissional, ofereça evolução de cargos e trabalhe com plano de carreira.

Atenção aos colaboradores

Desenvolver ferramentas de contato com os colaboradores é uma ótima forma de conhecer o engajamento do time com a empresa. No caso de negócios pequenos, essa ação é facilitada e pode ser feita com uma rápida conversa. 

Já nos grandes negócios pode-se realizar essa análise das dores e necessidades dos funcionários por meio de questionários impressos ou mesmo digitais. Lembre que, nesse caso, é preciso incluir perguntas estratégicas para o que se espera analisar. Isso gera um ambiente empático e estreita as relações entre a chefia e os colaboradores. 

Agora, você já sabe como pode mensurar o engajamento dos funcionários da sua empresa. Lembre que esse esforço vai garantir o alinhamento das rotinas de trabalho e, com certeza, promover melhorias com o uso de ações positivas baseadas nos resultados. 

Se você deseja produtividade, qualidade na experiência do consumidor e desenvolvimento do seu empreendimento, invista no engajamento dos colaboradores, sempre analisando o que precisa melhorar e ser potencializado. 

Já que esse assunto interessou, que tal conferir o nosso material sobre gestão de competências? Por meio dessa leitura, você conseguirá identificar os melhores métodos para aplicar os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de cada membro do seu time. 

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