Saiba como ter profissionais qualificados com 5 dicas infalíveis

Saiba como ter profissionais qualificados com 5 dicas infalíveis

Atualmente, o Brasil encontra-se dividido em dois grandes ápices econômicos que estão influenciando diretamente a vida profissional das pessoas.

De um lado, cerca de 13 milhões de desempregados esperam encontrar uma oportunidade disponível. Do outro, organizações desempenham esforços sem medidas para conseguir superar a recessão econômica — entre eles está a seleção apropriada do quadro de colaboradores.

A falta de qualificação é um dos fatores mais expressivos na hora de decidir quem contratar, isso porque a qualidade do corpo de funcionários define (e muito) o resultado do negócio ao final de cada ciclo.

Neste artigo, você vai descobrir a importância dos profissionais qualificados dentro das empresas, 5 dicas infalíveis de como encontrá-los, formas de retenção desses profissionais e também alguns métodos práticos que vão revolucionar o dia a dia da sua empresa. Ficou interessado? Acompanhe!

Afinal, por que ter profissionais qualificados?

O capital humano ainda continua sendo o mais valioso dentro de uma empresa. É por meio de colaboradores que pequenos negócios tornam-se grandes empreendimentos. Obviamente, isso deve estar somado a uma boa gestão, ousadia e ações positivas para o desenvolvimento.

O fato é que a qualidade de um produto ou serviço está diretamente relacionada a quem o maneja. Não basta ocupar um cargo, é preciso ter capacidade para cumprir as atividades exigidas da melhor maneira possível, a fim de garantir os resultados esperados pela empresa.

Sendo assim, a importância de ter profissionais qualificados está na experiência que se espera proporcionar aos clientes. Bons profissionais geram bons produtos, prestam bons serviços e farão com que o contato entre o produto/serviço e o consumidor seja altamente positivo.

Como encontrar esses profissionais?

Apesar dos dados mostrarem uma grande quantidade de pessoas disponíveis para o mercado de trabalho, encontrar profissionais qualificados ainda é um desafio para muitos recrutadores.

Pensando nisso, logo abaixo você vai poder conferir 5 dicas de como encontrar profissionais que vão atender as necessidades da sua empresa, consequentemente fazendo o negócio engrenar no mercado. Confira!

1. Tenha um setor de Recursos Humanos

É preciso elencar este tópico no primeiro lugar do ranking de dicas, afinal, esse setor é responsável pelo recrutamento, pela seleção e pela gestão de pessoas, além de desenvolver todas as atividades estratégicas que vão promover o desenvolvimento do seu time.

Valorizar a atuação do RH é permitir que, a cada ciclo, sua empresa avance por meio da evolução de seus colaboradores. Isso faz parte das inúmeras atividades desempenhadas pela gestão de pessoas.

2. Utilize a tecnologia a seu favor

Após a estruturação do RH da sua empresa, chegou a hora de investir em tecnologias que tornarão esse trabalho mais rentável, otimizado e seguro para a administração do capital humano.

Automatizar processos seletivos por meio de inteligência artificial e desenvolver táticas em parceria com o pessoal do marketing em redes sociais e blogs corporativos é uma ótima maneira de prospectar profissionais qualificados para o seu negócio.

Vale ressaltar que essas ferramentas para automatização tornaram o HR Tech uma das melhores escolhas para quem quer montar uma equipe competente e estratégica para alcançar mais rapidamente os resultados almejados.

3. Crie planos de carreira

Em qualquer tipo de profissão, as pessoas querem mesmo é crescer, ganhar bem e ter boas experiências e autoridade no mercado em que estão inseridas. Empresas que proporcionam planos de carreira conseguem reter talentos em seu corpo colaborativo.

A possibilidade de uma nova posição, um novo cargo, uma atividade diferente ou, principalmente, um salário melhor, motiva o desenvolvimento dos seus parceiros, fazendo-os buscar novas habilidades em benefício da empresa e também pensar no retorno que vão receber.

Portanto, entenda que para conseguir prospectar e reter profissionais qualificados, você vai precisar incentivá-los a isso, até porque a competitividade com a concorrência nem sempre é voltada apenas para o cliente. O mercado reconhece a importância de um time competente.

4. Disponibilize flexibilidade na rotina profissional

Com a reforma trabalhista, as empresas brasileiras passaram a ter mais flexibilidade na contratação, na negociação de remuneração e de benefícios e até no conjunto de horas que precisam ser cumpridas pelos trabalhadores.

Isso permitiu que a relação entre recrutador e profissional torne-se mais empática, resultando em uma dupla contribuição na hora de fechar a parceria colaborativa. Com essas medidas sugeridas ao mercado de trabalho, tornaram-se possíveis:

  • a otimização de custos trabalhistas;

  • a flexibilização de horário de expediente;

  • a negociação do reembolso de férias;

  • a terceirização de serviços;

  • a ampliação do MEI (Microempreendedor Individual);

  • muitos outros benefícios ao empregador e ao candidato.

Por isso, não deixe de oferecer essas possibilidades aos profissionais que procura atrair. Isso vai otimizar seus custos trabalhistas e também pode aumentar o interesse das pessoas em fazer parte do seu time.

5. Não ofereça apenas salário

O trabalhador está cada dia mais cansado, estressado e indisposto a enfrentar desafios apenas por uma remuneração financeira. Além do mais, quando a relação profissional fica focada apenas no dinheiro e não no valor agregado, disfunções de caráter podem revelar-se e o ambiente profissional acabar sendo prejudicado.

Assim sendo, com o apoio da sua equipe de RH, desenvolva:

  • capacitações profissionais;

  • a cultura da empresa;

  • canais de interatividade entre setores;

  • recompensas por bons resultados;

  • rotina empática e estrategicamente motivadora.

Depois disso, como reter esses talentos?

Mudanças não acontecem da noite para o dia, portanto esforce-se para avançar um passo de cada vez. Entenda que você está a caminho do melhor momento da sua empresa e, quando chegar lá, vai perceber o quanto valeu a pena investir em um ambiente profissional inspirador.

A melhor maneira para reter esses talentos está na constância dessas ações positivas. Jamais inicie uma nova metodologia se planeja encerrá-la assim que os resultados chegarem. Nesse sentido, retome periodicamente cada um dos pontos acima citados de modo a garantir que tudo esteja de acordo com o projeto de desenvolvimento da sua empresa.

E agora que você já sabe tudo sobre a importância de encontrar e reter bons talentos, invista na rotina da sua empresa. Sempre que possível, forneça, por exemplo, um café da manhã para todos do time, visite os setores desejando um bom dia de trabalho, seja acessível aos seus colaboradores.

A estratégia aqui não é apenas trazer lucros para sua empresa, mas também gerar valor ao mercado e à vida de cada um dos seus parceiros.

Gostou das ideias sugeridas no artigo? Aproveite, compartilhe este post em suas redes sociais e mostre aos seus amigos que você está interessado em formar um time de profissionais qualificados e satisfeitos com o dia a dia no trabalho!

 

No Comments

Cancel