Saiba como estabelecer indicadores de desempenho na sua empresa

Saiba como estabelecer indicadores de desempenho na sua empresa

Avaliar os resultados de um investimento é tão importante quanto fazer o seu planejamento. Quando não há métricas claras para determinar a margem de sucesso de uma ação empresarial, você corre riscos, como perder oportunidades ou simplesmente não saber se o curso atual é o melhor. Para isso, existem os indicadores de desempenho dentro de um negócio.

Também chamados de KPIs (Key Performance Indicators), esses indicadores são métricas que refletem os resultados gerais da sua empresa ou de uma parte dela. Vendas, produtividade, número de reclamações, taxa de conversão, entre outras coisas, são dados muito utilizados para analisar o negócio. A questão é: como definir as métricas mais importantes para suas tomadas de decisão?

Para ajudar a responder essa pergunta, trouxemos aqui algumas dicas para que você possa escolher seus KPIs e alguns exemplos de indicadores que poderá usar em seu negócio. Acompanhe!

A escolha de seus indicadores de desempenho

Foque nos dados mais relevantes

Graças à evolução da tecnologia e dos métodos de coleta de dados, é possível medir com precisão as mais diversas características ou fatores relevantes de sua empresa. Considerando a ênfase dada no valor da informação hoje em dia, muitos gestores ficam tentados a registrar todos esses números detalhadamente, mas essa não é necessariamente a melhor atitude.

Apesar da quantidade de dados, a maior parte deles não é relevante para sua tomada de decisão, o que apenas polui sua análise. É mais eficaz determinar os indicadores que realmente afetam sua empresa e manter o foco apenas neles. Quanto menos informação desnecessária você captar, melhor.

Considere seu estágio de crescimento atual

Além de variarem de acordo com seu tipo de negócio, seus indicadores de desempenho também podem mudar dependendo do estágio no qual a empresa se encontra. Grandes empresas se preocupam com vários outros KPIs que não são úteis em negócios pequenos, e vice-versa. Por exemplo, se o seu negócio ainda é novo, algo que confirme o sucesso do seu produto dentro de um nicho é mais útil do que o faturamento geral. Afinal, esse é o momento de validar sua marca.

Não se prenda apenas às métricas padrão

Estudando um pouco sobre o tema, você verá certos indicadores que aparecem com muita frequência, como faturamento e rentabilidade. Esses são importantes para qualquer empresa, mas não precisam ser os únicos que você adota. Sua empresa certamente possui algumas particularidades de funcionamento que precisam ser avaliadas com o mesmo rigor que os KPIs mais gerais.

Para encontrar esses indicadores, basta refazer a pergunta inicial: “o que eu preciso saber para tomar boas decisões”. Se a resposta for relacionada ao comportamento da equipe ou ao humor dos seus leads, não se negue a acompanhar estas informações.

Os 5 tipos de indicadores de desempenho que você pode aplicar

1. Produtividade

Esses são alguns dos KPIs mais básicos em qualquer negócio, pois falam da eficiência da equipe na entrega do produto ou serviço. De forma simples, essas métricas refletem a proporção entre o investimento diário de recursos em uma tarefa e seu retorno real. Por exemplo, o quanto de material é utilizado em uma fábrica para produzir uma embalagem.

Esses dados são fundamentais para avaliar a eficiência dos seus serviços. Conseguir tirar o máximo de proveito de cada recurso utilizado é fundamental para qualquer setor. Isso inclui material, finanças, pessoal e mesmo seu tempo. Quando comparado à capacidade produtiva da empresa (resultado entregue pelo tempo), fica mais fácil determinar se seus investimentos são feitos de forma inteligente.

2. Qualidade

Como o próprio nome dá a entender, esse KPI fala dos padrões de qualidade que sua empresa é capaz de entregar ao cliente final. Esse é um dos indicadores de desempenho mais importantes do seu negócio, pois reflete o quanto sua organização ainda pode se destacar em comparação com seus concorrentes.

A forma como você mede esse indicador pode variar bastante. Em alguns casos, ele é considerado junto à satisfação do cliente, caso seja um serviço. Para produtos físicos, essa avaliação normalmente é feita antes da liberação da mercadoria. Em geral, você já deve ter um padrão de qualidade mínimo exigido para tudo que é entregue a seu público.

3 Estratégicos

Passando para algo mais específico, indicadores estratégicos são aqueles alinhados com seu planejamento empresarial. Eles não são KPIs gerais para o desempenho do negócio, mas sim um reflexo direto de um plano acertado e de uma estratégia de atuação. Isso significa que, em muitos casos, eles também serão dados mais específicos que você vai coletar.

Digamos, por exemplo, que você tenha uma estratégia de vendas pela internet. Há alguns indicadores estratégicos que você pode utilizar para confirmar sua eficácia, como a quantidade de leads obtidos diretamente através desse planejamento.

4. Custos

Esses são, na maior parte dos casos, os indicadores de desempenho mais importantes de qualquer negócio. Afinal, sem um entendimento aprofundado sobre seu orçamento e capital de giro, dificilmente você pode encontrar outros dados, como sua lucratividade, rentabilidade e mesmo a sustentabilidade da sua empresa.

É importante aqui diferenciar seus custos diretos e indiretos para cada ação. Material, salários, impostos e energia são custos diretos, enquanto transporte para visitantes, ferramentas necessárias para concluir certas mudanças de processos e despesas menores são custos indiretos. Mesmo que sejam pequenos e não tão fixos, ainda devem ser considerados no seu orçamento.

5. Índice de satisfação do cliente

Por fim, mas não menos importante, a opinião de seus leads a respeito do seu produto, atendimento e serviços é extremamente útil em qualquer negócio. Afinal, se você não agrada ao seu cliente, então logo começa a perder vendas e um pouco da sua reputação. Você não precisa agradar a todos, mas deve estar atento ao seu público-alvo.

Medir esse indicador pode ser uma tarefa um pouco mais difícil. É necessário bolar uma escala, encontrar uma forma de enviá-la aos seus leads e conseguir que eles enviem um feedback. Porém, investir aqui ainda é obrigatório para elevar a qualidade do seu trabalho.

Agora que você entende melhor como escolher seus indicadores de desempenho, é hora de aplicar este conhecimento e começar a medir seus resultados. Acha que mais pessoas podem aproveitar essas dicas sobre desempenho? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre como é possível facilitar a escolha de KPIs.

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