Gestão de pessoas na prática: 7 dicas para evidenciar a empresa

Gestão de pessoas na prática: 7 dicas para evidenciar a empresa

Quando estamos administrando um negócio, pode ser difícil deixar de focar na parte técnica, no atendimento ao cliente e em questões similares para pensar em outras coisas que afetam o desempenho do negócio. Uma delas é a gestão de pessoas, ou seja, a forma como você coordena sua equipe para que ela atinja os resultados esperados dentro do prazo estimado.

Dito isso, muitas das dificuldades que você pode passar em seu dia a dia podem ser resultado da falta de boas práticas de gestão de equipe no seu negócio. Mesmo atitudes simples podem gerar grande impacto na produtividade dos seus colaboradores e do setor como um todo. Basta entender quais elas são e como aplicá-las.

Se você está precisando de ajuda para melhorar seu trabalho de gestão de pessoas, não se preocupe. Preparamos aqui algumas das principais dicas práticas que você pode seguir a partir de hoje. Confira:

1. Definir metas de desempenho

Um erro comum que várias pessoas cometem ao julgar qualquer forma de desempenho é não criar um parâmetro claro de sucesso ou falha. Em outras palavras, os resultados são julgados sem uma base concreta, o que facilmente leva a conclusões erradas. Você pode estar com um desempenho baixo e supor que ele é aceitável, ou vice-versa.

Antes de fazer qualquer julgamento, é fundamental que você estude os parâmetros pelos quais precisa avaliar seus resultados e depois comparar esses números. Isso envolve a quantidade produzida, o nível de qualidade atingido e o tempo necessário. Todos esses aspectos devem ser mensurados e comparados às suas metas para identificar os melhores desempenhos.

2. Realizar feedbacks periodicamente

No geral, a gestão de pessoas é um trabalho que exige flexibilidade e “toque”. Um bom gestor deve influenciar sua equipe a manter e elevar seu potencial e competências por meio de orientação e, principalmente, de feedback. Se não houver nenhum aviso sobre perda de desempenho, possíveis pontos de melhoria ou mesmo elogios após um trabalho bem feito, será mais difícil manter o ritmo.

Uma possível solução aqui é criar reuniões regulares onde sua equipe possa receber um feedback periódico com relação aos próprios resultados. Durante essas conversas, você pode alinhar melhor os esforços da equipe, entender quais são as principais dificuldades para elevar o desempenho e estabelecer quais atitudes precisam ser tomadas para corrigir a situação.

3. Oferecer planos de carreira

Oportunidades de crescimento representam um fator muito importante para diversos colaboradores, especialmente aqueles que possuem alto desempenho e são engajados em suas áreas. Caso não haja uma perspectiva de futuro, é bem provável que esse profissional acabe trocando sua empresa por outra que ofereça um plano de carreira consistente e personalizável.

O ideal para seus colaboradores é já chegar no negócio com alguma promessa de desenvolvimento, seja com base no seu tempo de trabalho ou em oportunidades regulares de se aplicar para contratações internas. Permitir que alguns deles mudem de carreira durante o processo, trocando de setor, por exemplo, também é uma boa ideia. Isso ajuda a preencher vagas mais básicas e a destacar os principais talentos da sua equipe.

4. Delegar tarefas corretamente

A delegação de tarefas é uma parte fundamental da gestão de pessoas. Por mais que você seja competente em seu trabalho, nenhuma empresa se constrói apenas com uma pessoa. Você sempre vai precisar de auxílio para atingir o nível de rentabilidade que um grande negócio exige. Se você pretende manter-se competitivo, precisa aprender a delegar tarefas para sua equipe.

O segredo aqui é encontrar um equilíbrio para que você e seu time sejam os mais produtivos possíveis. Você deve saber quais responsabilidades precisa assumir para melhorar os resultados da equipe, além de confiar nos demais profissionais para que alcancem as metas de produtividade estipuladas.

5. Fazer da cooperação parte da cultura da empresa

A cultura organizacional é, basicamente, um apanhado dos principais valores que são cultivados em uma empresa. Coisas como “proatividade” e “honestidade” são pontos comuns aqui. Um desses valores é o trabalho em equipe, que tem efeitos bem claros na produtividade de qualquer empresa.

Um time que tende a se comunicar bem, atua em sintonia e cujos membros podem confiar uns nos outros quase sempre apresenta resultados melhores em menos tempo quando comparado a times menos coesos. Investir em uma cultura organizacional que valorize esse trabalho em equipe, além da boa convivência, trará benefícios claros para seu trabalho no médio e longo prazo.

6. Investir em incentivos

Em muitos aspectos, o que falta a um profissional para ultrapassar suas metas é apenas um incentivo adequado. Se houver um prêmio extra, como uma oportunidade de crescimento, viagem ou algo similar, sua equipe já estará motivada a se esforçar um pouco mais para ultrapassar as metas básicas e oferecer ainda mais valor ao negócio.

Além disso, você também precisa confirmar que os incentivos oferecidos são realmente relevantes para sua equipe. Se a recompensa não for suficiente para justificar o esforço, então seu investimento terá sido em vão. Durante o planejamento de sua gestão de pessoas, converse com seu time e descubra que tipos de incentivos seriam mais apreciados, como viagens, prêmios, salários extras, folgas extras etc.

7. Ouvir as opiniões e sugestões da equipe

Por fim, entenda que sua equipe é uma das melhores fontes de informação sobre o desempenho da empresa. Reclamações, sugestões e opiniões sempre ajudam a revelar mais dados sobre a empresa e possíveis pontos de melhoria. Afinal, é ela que passa a maior parte do tempo lidando com essas questões no dia a dia.

Não é raro ver gestores caindo na armadilha de se tornarem chefes autoritários, sempre impondo a própria visão sobre o resto do time. É verdade que, com mais experiência, sua conclusão tende a ser a correta, mas isso não significa que as opiniões de seus colegas tenham menos valor. Pelo contrário, um bom gestor sabe escutar as ideias e usá-las para melhorar o desempenho do time como um todo.

Agora que você entende melhor como fazer uma gestão de pessoas e de qualidade, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Acha que mais pessoas podem precisar dessas dicas? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre como é possível coordenar melhor um time!

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