Consultoria em recursos humanos: o que analisar antes de contratar?

Consultoria em recursos humanos: o que analisar antes de contratar?

Toda empresa tem seu desenvolvimento e seu funcionamento ligados às pessoas. Nesse sentido, uma consultoria em recursos humanos pode ser uma ótima opção para quem reconhece a necessidade de profissionais que dominem o tema. Entretanto, o que considerar antes de contratar um parceiro?

A terceirização pode representar um bom aperto de mãos com trocas eficientes e alívio da dor de cabeça resultante do acúmulo de tarefas exigentes. Por outro lado, uma escolha ruim nesse processo pode significar um mar de outros problemas.

Pensando nisso, neste post, vamos ajudar você a tomar a decisão mais acertada. Para contratar uma consultoria em recursos humanos, é preciso entender bem quais áreas ela deverá cobrir e como poderá apoiar a empresa. Então, continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Por que contratar uma consultoria em recursos humanos?

Para início de conversa, é relevante fazer uma análise do seu empreendimento e refletir sobre os motivos que trouxeram você a este artigo. Será que o departamento de RH é relevante em sua empresa? O trabalho da consultoria seria útil em que sentido? Vamos repensar juntos.

Seguindo esse caminho, é praticamente impossível que uma empresa defenda estratégias eficientes ignorando o cuidado com os funcionários. Como o próprio nome diz, as pessoas representam um recurso nas organizações. Assim como qualquer outro, ele precisa ser gerido por profissionais capacitados.

E aí encontramos uma outra questão: a escassez de profissionais preparados, capazes de atuar dentro da área de Recursos Humanos de maneira atualizada e estratégica.

A verdade é que os cursos que preparam os profissionais de hoje investem muito tempo na teoria e, consequentemente, os recém-formados ingressam no mercado sem entender qual a posição desse gestor na prática.

Ainda há um número muito grande de pessoas que confundem a área de RH com o Departamento Pessoal. Isso significa que a prioridade administrativa é suprida, mas pelo profissional que deveria estar preparado para lidar (e lidando) com a gestão de pessoas e a gestão de conflitos, por exemplo.

Se manter um profissional experiente e competente da empresa custa muito mais caro, olhar para a consultoria é a melhor solução. Investir em um profissional de RH é o mesmo que investir em sua equipe.

Um time bem treinado, tratado, ouvido e motivado é capaz de conduzir uma empresa ao sucesso de suas metas. Portanto, o RH deve estar devidamente preparado para desempenhar todas as rotinas relacionadas aos seus colaboradores. É dessa garantia de controle que você precisa.

Quais são os pontos cruciais a considerar antes da contratação?

Avaliar o nível de qualificação da consultoria

Quando tiver o nome de uma empresa de consultoria, é preciso saber como avaliar a visão da organização para diminuir as chances de erro na contratação.

Por isso, em primeiro lugar, procure saber se essa consultoria é bem-vista no mercado. Como é a sua relação com os clientes? Faça contato com eles e, sem medo, pergunte sobre a eficiência da parceria em voga.

A reputação da empresa é muito importante na lista de características de um bom fornecedor. Assim sendo, verifique como ela relaciona-se com seus stakeholders.

Investigar as ferramentas que serão utilizadas

Infelizmente, o mercado ainda está cheio de empresas de consultoria em recursos humanos com métodos antiquados. A falta de atualização tem um impacto direto sobre a otimização do tempo e o nível da entrega, então esteja atento quanto às ferramentas tecnológicas que são utilizadas pela terceirizada.

Verifique se todos os subsistemas de RH estão contemplados, pois é muito comum as consultorias se limitarem às atividades de DP (Departamento Pessoal) e, no máximo, serviços de Recrutamento e Seleção.

Verificar os currículos dos profissionais

Dependendo da atividade que será feita, solicitar o currículo dos profissionais que trabalharão para sua empresa pode ser relevante. A experiência dos indicados é importante, afinal, você colocará os seus funcionários à disposição da empresa parceira.

Busque conhecer os especialistas antes do início das tarefas e procure saber se a consultoria escolhida manterá os profissionais apresentados no decorrer do trabalho. É fundamental que você possa não apenas contar com consultores capacitados, mas também ter o melhor relacionamento possível com eles.

Analisar o escopo do trabalho

Outro ponto pertinente é o acompanhamento do escopo de trabalho que será realizado. Faça questão de conferir meticulosamente o cronograma de atividades propostas pela consultoria em recursos humanos, comparando sempre com a sua real necessidade.

Em caso de dúvidas, peça esclarecimento quanto à importância das etapas e o colhimento de resultados (em curto, médio ou longo prazo). Se estiver passando por dificuldades financeiras, busque dar prioridade às obrigações inadiáveis.

Quais são as principais vantagens da contratação?

Implementação de uma gestão com foco nos funcionários

Gerenciar os recursos humanos é uma tarefa complexa que requer aprimoramento de processos constantemente. Quem já colocou essa responsabilidade nas mãos de um profissional despreparado, desatualizado ou com muitas outras tarefas para fazer sabe do que estamos falando.

Com um parceiro, entre outros, você poderá desfrutar de benefícios voltados para o cuidado com os colaboradores, como:

  • motivação do trabalhador;

  • tratamento de crises;

  • posicionamento estratégico dos funcionários;

  • preparo de líderes;

  • remediação de conflitos;

  • valorização dos profissionais.

Formação de consultores internos

Uma vantagem admirável da contratação de uma consultoria específica está no legado que a empresa passa a herdar. Isso pode, de fato, acontecer quando funcionários acompanham o trabalho de consultores externos. Essa possibilidade gera conhecimento, herança de informações sólidas e ganhos tanto para a empresa quanto para a formação do próprio colaborador.

Como consequência, a corporação poderá contar com incrementos como padronização, metodologia e organização. Requisitos essenciais na rotina do RH que podem transformar a cultura de uma empresa por completo.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender a importância e a diferença que uma empresa do ramo pode fazer. Mais do que isso, compartilhamos pontos imprescindíveis para que sua companhia acerte na seleção de um fornecedor. Então, se tiver dúvidas, é só retornar a este post e conferir novamente.

Buscar uma parceria com uma consultoria em recursos humanos vai servir para que falhas sejam apontadas, corrigidas e acompanhadas por metas realistas. Além disso, todo o investimento é revertido diretamente para o seu empreendimento. Entre em contato conosco e descubra como podemos solucionar sua demanda!

No Comments

Cancel