Conheça a IATF 16949: norma revisada da indústria automotiva

Conheça a IATF 16949: norma revisada da indústria automotiva

Para garantir a qualidade na indústria automotiva é preciso que os gestores estejam atentos, devidamente capacitados e treinados de acordo com os requisitos do Sistema de Gestão de Qualidade em vigor.

A norma internacional que prevê esses requisitos foi alterada recentemente e, com isso, todas as organizações certificadas na ISO/TS 16949:2009 — a norma anterior — precisarão se adaptar à nova versão — a IATF 16949: 2016 — até setembro do ano de 2018.

Então, para entender a fundo essa mudança e já ir se adaptando a ela, continue lendo o nosso post!

A mudança da ISO/TS 16949

A IATF 16949:2016 foi publicada em outubro de 2016 e substitui a ISO/TS 16949: 2009, que trata dos requisitos do Sistema de Gestão de Qualidade para as organizações do setor automotivo.

A mudança foi resultado de um acordo entre a International Organization for Standardization — ou, em português, Organização Internacional de Normatização, (ISO) — e o International Task Force (IATF) — que, em tradução livre, significa Força Tarefa Automotiva Internacional.

Essas organizações acordaram em não mais dar continuidade ao desenvolvimento conjunto da ISO/TS 16949. Em substituição, a IATF deveria lançar a primeira edição da norma IATF 16949, que foi publicada em outubro de 2016.

A partir de setembro de 2018 os certificados emitidos com base na ISO/TS 16949: 2009 não serão mais válidos. Além disso, desde 1º de outubro de 2017, as auditorias — seja inicial, de certificação, manutenção ou transferência — já não podem mais ser conduzidas com base na ISO/TS 16949: 2009.

Nesse sentido, para que não perca a certificação, a organização que ainda tem seu certificado ISO/TS 16949: 2009 válido deve providenciar a realização de uma auditoria de transição o quanto antes e garantir a migração para a nova IATF 16949: 2016. 

A IATF 16949: 2016

A IATF 16949 se alinha às normas norteamericanas, francesas, italianas e alemãs de sistema de qualidade automotiva. Ela é responsável por especificar os requisitos do sistema de qualidade para o desenvolvimento, a produção, a instalação e a manutenção de produtos para as organizações da indústria automotiva.

Assim, juntamente aos requisitos específicos aplicáveis dos clientes, a nova norma internacional estabelece os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade para todas as organizações que trabalham com a produção automotiva, tanto de serviços quanto de acessórios.

Essa norma, em razão disso, é relevante para todos os tipos de organizações que lidam com o fornecimento de peças e produtos da indústria automotiva, sejam elas pequenos fabricantes ou companhias multinacionais.

Além disso, a certificação com base na IATF 16949 será, a partir de outubro de 2018, um requisito para qualquer organização que queira operar na cadeia automotiva, na medida em que se trata de uma exigência contratual de diversas montadoras.

A relação da norma com a ISO 9001: 2015

Embora a responsabilidade pela norma técnica não seja mais da Organização Internacional de Normatização (ISO), a IATF 16949:2016 será implementada como um suplemento e em conjunto com a ISO 9001:2015, e não como norma de gestão autônoma.

Isso porque ela se baseia na estrutura e nos requisitos da ISO 9001:2015, mas também introduz uma série de requisitos específicos para o setor automotivo, a fim de garantir a melhoria contínua dessa indústria.

E, justamente para garantir essa melhoria contínua, muitos fabricantes de veículos exigem que seus fornecedores sejam certificados com a norma de gestão de qualidade do setor automotivo, a atual IATF 16949.

Bom, para que não restem dúvidas, a ISO 9001: 2015 é a base para a implementação e do sistema de qualidade automotivo, a IATF 16949.

Criada em 1987, A ISO 9001 passou por mudanças ao longo dos anos, no intuito de esclarecer alguns pontos e, assim, tornar-se mais compreensível por parte de seus usuários. A partir de 2015, no entanto, essas mudanças têm sido mais significativas, já que se buscou alinhar as normas às exigências de um mercado mais ágil e mais competitivo.

A ISO 9001 em vigor atualmente é a ISO 9001 de 2015, a qual, entre outras mudanças, trouxe 7 princípios de qualidade, e não mais 8. Tais princípios agora são:

  • foco no cliente;
  • abordagem de processo;
  • decisão baseada em informações;
  • melhoria;
  • liderança;
  • gestão de relacionamento;
  • competência e comprometimento das pessoas.

A IATF 16949:2016 também se baseia nesses princípios de qualidade, assim como em todas as demais normas da série ISO 9000.

Os benefícios da IATF 16949: 2016

Além de preencher um requisito para a participação no mercado automotivo, a certificação da IATF 16949: 2016 traz muitos outros benefícios para as organizações envolvidas. Entre eles, é possível citar:

  • o reconhecimento das autoridades reguladoras;
  • a obtenção de uma licença que permite negociar internacionalmente e, assim, expandir os negócios;
  • a obtenção de um certificado único para a fabricação de veículos, e não de múltiplos certificados dos mais variados lugares;
  • o acesso a uma linguagem comum no relacionamento entre clientes e fornecedores em todo o mundo;
  • a aceitação de práticas reconhecidas internacionalmente para a gestão da qualidade no setor automotivo;
  • a demonstração de conformidade como forma de se realizar novos negócios;
  • o fornecimento de meios para se alcançar ou, até mesmo, exceder os requisitos dos clientes;
  • a melhoria da eficiência e da eficácia na indústria automotiva — o que, entre outras coisas, proporciona redução de desperdícios, além de evitar defeitos;
  • a melhoria no sistema de documentação e de processos;
  • a produção de materiais e de peças mais seguros e confiáveis;
  • a existência de um modelo voltado para a melhoria contínua e sistemática na qualidade do setor automotivo e, consequentemente, para entregar excelência aos clientes e às partes interessadas nesse meio.

Dessa forma, em resumo, aquele que lida com sistema de gestão de qualidade ou é o responsável pela gestão de qualidade nas indústrias do mercado automotivo deve se atualizar de acordo com o IATF 16949: 2016 para atender aos requisitos desse mercado e para continuar acompanhando e implementando a melhoria continua em sua organização. 

Enfim, gostou do post de hoje? Então aproveite para assinar nossa newsletter agora mesmo e aprender muito mais sobre sistemas de gestão!

No Comments

Cancel