Como ter gestão de pessoas na sua empresa sem aumentar o quadro de funcionários

Como ter gestão de pessoas na sua empresa sem aumentar o quadro de funcionários

A diferença entre um negócio bem-sucedido e um que fecha no primeiro ano geralmente é a forma como seus recursos são alocados. Se você investir tempo e energia nas tarefas certas, seu retorno tende a ser bem maior. E uma forma de alcançar esse objetivo é por meio de uma melhor gestão de pessoas na sua empresa.

Porém, quando não há especialistas nessa área dentro da sua companhia, é comum que haja alguma resistência. Aumentar o quadro de funcionários durante certos períodos críticos ou em negócios muito pequenos pode ser muito mais caro para a empresa — só o processo de recrutamento e a burocracia envolvida já serão um peso enorme no orçamento.

Felizmente, existe uma boa alternativa à contratação direta de um profissional: terceirizar parte do serviço. Mas, para falar disso, vamos entender primeiro do que se trata esse trabalho e como ele beneficia a sua empresa. Acompanhe:

O que é a gestão de pessoas e por que ela é importante?

A área de recursos humanos de uma empresa, como você deve saber, tem como função garantir que cada colaborador esteja em uma função na qual seja o mais produtivo possível. Isso envolve desde a regulação dos processos, programas de recompensa e códigos de conduta no dia a dia.

Gerir corretamente os esforços e capacidades da sua equipe faz uma enorme diferença. Se dois colaboradores de um mesmo setor têm soft skills diferentes, um com maior raciocínio lógico e outro com melhor capacidade de comunicação, por exemplo, colocá-los em frentes diferentes é uma forma de aproveitar suas especificidades.

Nesse exemplo, o primeiro será melhor na organização de tarefas, pois seu raciocínio lhe permite enxergar a forma mais eficiente de utilizar seu tempo e recursos; já o segundo pode ajudar mais ao lidar com outros setores, clientes ou parceiros, pois suas habilidades de comunicação permitem que ele consiga acordos e eleve a cooperação de todos com mais facilidade.

Além disso, um setor dedicado à gestão de pessoas pode ajudar de outras formas, melhorando o processo de seleção, a produtividade, o clima organizacional etc.

Por que optar pela terceirização do serviço?

Obter todos esses benefícios pode ser mais difícil do que aparenta, especialmente para empresas que não têm um gerenciamento de pessoas desenvolvido. Se esse é o seu caso, buscar um consultor terceirizado é a forma mais rápida de alcançar esses objetivos.

É verdade que, pelo senso comum, fazer algo por conta própria gera menos custos. Mas, na prática, um profissional terceirizado oferece muitas vantagens, especialmente para negócios que ainda não têm um setor de RH totalmente amadurecido. Mesmo para empresas maiores, a relação custo-benefício de um consultor pode ser bem melhor para seu negócio.

O que você ganha ao terceirizar sua gestão de pessoas?

Veja agora cinco vantagens da terceirização:

1. Um olhar distanciado e amplo

Estar próximo do dia a dia de uma empresa é importante para entender como ela funciona e quais são suas necessidades, é verdade. Quando um indivíduo está envolvido demais com uma questão, porém, isso pode prejudicar sua perspectiva, enviesando seu julgamento, por exemplo. Ter alguém observando tudo de longe é melhor para obter uma perspectiva tão neutra quanto possível.

Além disso, esse distanciamento também é uma oportunidade para enxergar como os diferentes aspectos da empresa se relacionam. Problemas de desempenho em um setor podem repercutir sutilmente em outras áreas, levando a uma série de dificuldades que poderiam ser evitadas. Com a expertise de um consultor, será mais fácil identificar e tratar esses problemas.

2. Renovação das técnicas de gestão

Uma boa gestão de pessoas utiliza diversas técnicas para otimizar seus recursos humanos e manter a equipe engajada e seu time bem capacitado. Dito isso, essas técnicas também precisam ser desenvolvidas, refinadas e atualizadas com o tempo. Isso acontece por uma série de fatores, desde a busca por melhoria de seus processos até a necessidade de se adaptar a uma nova geração de profissionais.

Com um profissional especializado em técnicas de gestão, será muito mais fácil aprender quais delas são mais adequadas ao seu contexto de trabalho. Isso faz com que os resultados produzidos venham mais rapidamente e com menor margem de erro.

3. Estratégias inovadoras e mais eficazes

Além de usar a experiência para determinar o que deve funcionar, um consultor terceirizado também está em melhor posição para criar estratégias inovadoras, que sejam tão personalizadas quanto possível. E como você já deve saber, inovar é praticamente um pre requisito para empresas que desejam se manter no mercado.

Qualquer um pode ter novas ideias sobre como conduzir sua gestão, claro, mas, graças ao conhecimento amplo do consultor, será mais fácil planejar essas inovações e prever diversos problemas. Com uma análise rápida, você pode definir como lidar com essa questão ou se ela não é algo que valha o risco.

4. Oportunidade de aprendizado para a equipe

A ideia de ter um consultor não é que ele seja um recurso permanente no seu negócio. Pelo contrário, ele pode atuar de forma pontual, sendo chamado quando há alguma dúvida ou quando falta a especialidade necessária na equipe. Dito isso, alguém precisa suprir a função desse profissional durante sua ausência.

Enquanto ele está ativo no negócio, sua equipe tem uma ótima oportunidade de aprender sobre gestão de pessoas e começar a atuar corretamente nessa frente. Dessa forma, o investimento em terceirização terá utilidade tanto no presente quanto no médio e longo prazo.

5. Esclarecimento de dúvidas legislativas

Algo que qualquer profissional de área leva muito tempo para aprender é a legislação envolvida no trabalho de RH e áreas associadas. Planos de carreira, previdência, salário mínimo, mudanças nas regras da terceirização, entre outras questões, são parte da burocrática lei brasileira.

Qualquer erro aqui pode gerar problemas sérios para a empresa como um todo. Negócios que têm histórico de infração podem ter muito mais dificuldades para fazer parcerias, buscar investidores e/ou parceiros de negócios. Um consultor terceirizado também tem como tarefa esclarecer essas dúvidas e evitar que a sua equipe cometa erros.

Com essas informações, você já deve entender como a terceirização da gestão de pessoas pode contribuir para seu negócio. Se quiser aprender mais sobre esse serviço e como adquiri-lo, entre em contato com a Pollon Consultoria e veja o que podemos fazer para te ajudar!

No Comments

Cancel