Como se capacitar na nova versão da ISO 9001?

Como se capacitar na nova versão da ISO 9001?

O alto nível de exigência dos clientes, a concorrência acirrada e a necessidade de reduzir custos fazem com que as empresas busquem alternativas para evoluir constantemente. Uma prova disso é que muitas companhias investem em certificações, como a ISO 9001.

Dessa forma, apresentam mais chances de analisar e corrigir processos importantes para o bom andamento das atividades. Para se manter competitiva, uma empresa deve sempre capacitar os seus funcionários, pois eles são essenciais para a aquisição de conhecimento e novos consumidores.

Neste post, vamos destacar a relevância de se investir em treinamentos e como o ensino a distância (EAD) pode contribuir na preparação para manter a ISO 9001. Confira!

Entenda por que capacitar é importante

Em um momento de instabilidade econômica, é comum as empresas terem receio em investir. Porém, a capacitação da empresa deve sempre ser uma prioridade, principalmente quando se trata da ISO 9001.

Se você tem alguma dúvida em relação a isso, vamos mostrar algumas razões para mudar de ideia. Acompanhe!

Equipe mais produtiva

Quando os funcionários recebem informações valiosas sobre como proceder e executar as atividades do dia a dia, a produtividade aumenta de forma considerável. Afinal, haverá mais facilidade em realizar as atividades e menos riscos de ocorrer algum erro.

Consequentemente, a possibilidade de retrabalho e perda de tempo fica bem menor, caso o colaborador esteja bem preparado.

Com uma equipe devidamente treinada, é possível também unir qualidade e rapidez no atendimento às demandas dos clientes, o que é fundamental para a fidelização.

Processos mais bem executados

Uma empresa tem mais possibilidades de ajustar processos quando os empregados têm uma visão ampla de como funciona a organização. Por isso, devem ser treinados para terem conhecimento de algumas áreas, como planejamento e tecnologias disponíveis.

Assim, terão mais condições de contribuir para a melhoria dos processos. Isso também vai propiciar uma melhor definição das atividades dentro da companhia e dar mais segurança aos colaboradores durante a execução dos serviços.

Funcionários mais engajados e motivados

Um bom empreendedor sabe que os resultados apenas serão satisfatórios, se contar com uma equipe identificada com as metas e os valores da organização.

De que maneira é possível fazer isso? A resposta é promover treinamentos que aumentem as habilidades dos empregados e os tornem mais preparados para enfrentar as mudanças promovidas.

Com investimentos em capacitação e uma boa comunicação, o engajamento fica muito mais fácil. Além disso, você mostra para os colaboradores como eles são importantes para a empresa, o que aumenta a autoestima e a motivação.

Uma equipe valorizada e engajada cria uma identificação maior com a empresa e fica mais disposta para alcançar as metas.

Ambiente mais favorável para a inovação

Inovar deixou de ser um luxo para se tornar uma obrigação no mundo corporativo. Se uma organização considera que não precisa buscar a melhoria contínua, algo está errado. Para reverter essa mentalidade, é essencial contar com funcionários bem treinados.

Com novos conhecimentos e experiências, os colaboradores estarão mais propensos a trabalhar com a inovação. Esse cenário viabiliza aperfeiçoar os produtos e os serviços atuais e lançar novas opções para conquistar os consumidores.

Fortalecimento da imagem

Contar com uma equipe mais qualificada é um fator que pode melhorar a imagem da organização no ambiente interno e no externo. Dentro da organização, os funcionários vão perceber que a empresa está buscando o aperfeiçoamento por meio da valorização da mão de obra.

Em relação ao público externo, a melhoria do atendimento cria uma relação de mais confiança e respeito. Dessa maneira, os clientes ficam mais satisfeitos e identificados com a marca.

Melhoria dos resultados

Ter funcionários mais produtivos e engajados é, sem dúvida, muito bom. Aliar isso a produtos e serviços que encantem os consumidores é melhor ainda. Para chegar a esse patamar, basta ter um planejamento eficiente de capacitação de pessoas.

Se os colaboradores estiverem bem treinados, a melhoria da performance será visível. A melhoria dos resultados fica inegavelmente muito mais fácil com funcionários bem qualificados.

Invista em treinamento para manter a ISO 9001

A certificação ISO 9001 mostra que uma companhia tem como foco manter o bom funcionamento do sistema de gestão da qualidade. Em 2015, essa norma internacional passou por uma série de mudanças que englobam diversos itens, como:

  • aplicabilidade;
  • conceito de partes interessadas;
  • documentação;
  • estrutura;
  • linguagem;
  • mentalidade de risco.

Se uma empresa pretende continuar com essa certificação, uma boa alternativa é investir em cursos de ensino a distância. Eles apresentam diversas vantagens em relação ao método tradicional de capacitação, por exemplo:

Mais acessibilidade

O funcionário nem sempre está disponível para participar de um treinamento. Com o EAD, fica mais fácil agendar horários para fazer as aulas. Ou seja, não há risco de o colaborador faltar por causa de uma demanda urgente.

Variedade de metodologias de ensino

A empresa pode optar por um formato que seja mais interessante para os colaboradores. Hoje, é possível promover capacitações de várias formas, como:

  • curso customizado;
  • jogos digitais (gamificação);
  • videoaula;
  • web conferência.

Ao escolher uma alternativa que se encaixa com o perfil dos colaboradores, a possibilidade de obter bons resultados aumenta bastante.

Facilidade de interação

Nos cursos de EAD, os alunos podem ter contato com os tutores por mensagens eletrônicas e por chamadas de vídeo ou áudio. Assim, fica mais fácil tirar dúvidas, ampliar o conhecimento e ter mais flexibilidade para assimilar o conteúdo.

Economia

Não gastar com diárias para os funcionários se qualificarem e nem ter custos com o deslocamento dos professores são aspectos que tornam a capacitação a distância economicamente mais acessível do que o modelo tradicional.

Em tempos de escassez de recursos financeiros, achar alternativas para economizar e conseguir um bom desempenho é uma excelente opção.

Mais incentivo para a atualização

Se o empregado tem flexibilidade para fazer os cursos e a empresa arca com menos gastos de treinamentos, o EAD se torna uma ferramenta vital para incentivar os colaboradores a se aperfeiçoarem. Isso porque todos saem ganhando com esse tipo de iniciativa.

Respeito ao ritmo do aprendizado

Outra vantagem marcante dos cursos a distância é possibilitar que o aluno reveja as aulas várias vezes. Dessa forma, ele pode avançar no treinamento à medida que estiver assimilando o conteúdo. Assim, o funcionário pode aplicar melhor os conhecimentos adquiridos nas atividades profissionais.

Se você deseja preparar a sua empresa para manter a certificação ISO 9001, analise agora mesmo a possibilidade de investir em treinamentos EAD.

Para tirar dúvidas sobre essa modalidade de capacitação, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

No Comments

Cancel