Afinal, qual é a importância da auditoria interna na nova ISO 9001: 2015?

Afinal, qual é a importância da auditoria interna na nova ISO 9001: 2015?

Com o objetivo de garantir a qualidade em processos, a ISO 9001:2015, em um de seus requisitos, estabeleceu a necessidade e a importância da auditoria interna nas empresas. Da mesma forma que um produto é acompanhado desde sua concepção até o instante em que é colocado à venda, os processos gerenciais de uma empresa também precisam passar por um procedimento que verifique sua qualidade e utilidade no âmbito administrativo.

Neste post, mostramos a importância da auditoria interna em uma empresa e o que é necessário para a implantação e o funcionamento desse processo. Confira!

O que é e qual a importância da auditoria interna?

Uma auditoria interna pode ser entendida como uma autoavaliação executada pela própria empresa, a fim de assegurar que os parâmetros do sistema de gestão da qualidade, previamente definidos, vêm sendo seguidos à risca e gerando os resultados esperados.

Esse processo consiste no acompanhamento e análise, realizados pelos próprios colaboradores da organização — treinados para executar adequadamente essa atividade — ou por terceiros especializados contratados para a realização da atividade, com o objetivo de avaliar as ações realizadas pelos demais funcionários em seus diversos departamentos. Por meio dessa análise, são feitos comentários objetivos e recomendações acerca das atividades examinadas.

Quanto à importância da auditoria interna, inicialmente, ela servirá como uma forma de adequar a empresa antes da chegada dos auditores de terceira parte (externos). Como essa primeira etapa é desenvolvida por pessoas treinadas, é mais fácil encontrar vícios ou quaisquer tipos de problemas nos procedimentos antes da temida auditoria externa.

Além disso, esse processo é uma excelente forma de acompanhar os planos de ação e as tratativas de não conformidade e, a partir desse ponto, criar estratégias para evoluir o sistema de gestão da qualidade, compreendendo os pontos principais e adequando-os de acordo com os objetivos organizacionais que a empresa pretende alcançar.

A auditoria interna é uma ferramenta que promove a melhoria contínua em processos gerenciais e administrativos. Com ela, é possível realizar uma avaliação geral do negócio, observando os procedimentos realizados e, principalmente, corrigindo aqueles que precisam de ajustes. Ela proporcionara à gestão da organização uma sensação de casa arrumada. É uma forma de manter a organização, harmonia e integração entre os departamentos e os procedimentos que cada um executa.

Qual é o objetivo de uma auditoria interna?

O brasileiro tem costume de atribuir adjetivos equivocados a uma série de conceitos. Isso também acontece com as auditorias internas da ISO 9001. Muitos acreditam que elas servem apenas para atrasar o trabalho, atrapalhar a vida ou até mesmo para pegar no pé de alguns colaboradores.

No entanto, essas pessoas não sabem que a auditoria interna serve para fornecer informações à gestão e administração de uma organização, verificando seu sistema de qualidade, a fim de atestar os processos que são executados.

As informações extraídas pelo auditor interno auxiliarão a tomada de decisões a respeito do futuro do departamento de qualidade. Uma empresa precisa analisar os fatos e dados ocorridos no âmbito administrativo e é exatamente nesse ponto que a auditoria interna atua. Ela levantará informações que demonstrarão a conformidade ou não dos processos, bem como apresentará práticas para melhorá-los.

Como funciona o processo de auditoria interna?

Para que as auditorias internas gerem os retornos esperados, é necessário que sejam realizadas em períodos de intervalos planejados. A ISO 9001:2015 não estabeleceu uma periodicidade específica para a realização do procedimento, cabendo a cada empresa estabelecer um cronograma para sua realização.

Os intervalos planejados são os períodos de auditorias realizadas que a própria organização define. Para isso, ela leva em consideração a natureza e a complexidade do processo, sua área de atuação, políticas, cultura e demais contextos organizacionais.

Uma empresa que já conta com um sistema de gestão de qualidade implantado, geralmente, realiza essas atividades anualmente. Porém, se o seu negócio possui esse departamento há pouco tempo, é recomendado que sejam realizados mais procedimentos de auditorias internas, principalmente para facilitar a implantação dos processos e gerar resultados mais rápidos.

Qual a importância dos cursos EAD?

Não há como alinhar procedimentos de gestão de qualidade em conformidade com a ISO 9001:2015 sem trabalhar o treinamento e reciclagem das pessoas. Uma organização que possui processos bem definidos e em conformidade com os padrões estabelecidos é formada por colaboradores comprometidos e principalmente, bem treinados.

A Pollon Consultoria trabalha com cursos em formato EAD, com o objetivo de transformar funcionários em verdadeiros aliados de empresas que têm ou pretendem implantar um departamento de controle de qualidade em processos gerenciais e administrativos.

O formato de cursos EAD proporciona uma gama de benefícios para a organização e seus proprietários e gestores. Entre eles, podemos mencionar a flexibilidade de poder adquirir o conhecimento em qualquer lugar, em uma sala de reuniões na empresa ou no conforto e comodidade da sua casa.

Essa facilidade acaba gerando grande economia de tempo, uma vez que, você não precisará determinar um período específico para se dirigir a uma escola que ofereça um curso, além de não existirem despesas com deslocamento.

Outro grande benefício está ligado ao ritmo de estudo. Atualmente, é muito difícil encontrar tempo para estudar sobre determinadas questões no âmbito empresarial. O fluxo de demandas que um gestor recebe diariamente é consideravelmente grande, o que acaba tornando praticamente impossível a reserva de um período determinado para realizar estudos e reciclagem.

Portanto, se você é um gestor ocupado que não tem muito tempo para se dedicar ao aperfeiçoamento dos seus conhecimentos, os cursos EAD podem ser uma excelente opção. Com eles, você poderá estudar no momento em que julgar possível, sem a necessidade de estabelecer horários fixos e determinados, como ocorre nos cursos presenciais.

Você transformará seu computador em uma verdadeira universidade, que ensinará tudo sobre a gestão da qualidade em processos da sua empresa, proporcionando que estude quando quiser e no local que julgar adequado, sem a necessidade de rotinas cansativas e determinadas.

Gostou deste artigo sobre a importância da auditoria interna? Gostaria de mais informações sobre cursos EAD na área de gestão de qualidade e ISO 9001? Então, entre em contato conosco! Temos uma equipe especializada para atender você.

No Comments

Cancel