Afinal, o que faz uma empresa de consultoria de RH?

Afinal, o que faz uma empresa de consultoria de RH?

O conceito de pessoas como um recurso empresarial — não em questão de quantidade, mas sim de qualidade — é relativamente recente. Hoje em dia, em vez de buscar o maior quadro possível de colaboradores, é mais vantajoso investir em profissionais mais capacitados. Porém, para alcançar esse objetivo, talvez você precise da ajuda de uma empresa de consultoria de RH.

Não é raro encontrar alguns empreendedores que não entendem muito bem a importância do setor de Recursos Humanos em um negócio, que dirá estarem dispostos a buscar consultoria sobre isso. Porém, o RH é responsável por muito mais do que alguns imaginam. Ter expertise nessa frente pode ser a diferença entre uma equipe altamente produtiva e um grupo de colaboradores mal coordenado.

Se você está em dúvida sobre contratar ou não uma empresa de consultoria de RH, veja aqui algumas das coisas que são feitas nesse serviço!

Mais que uma agência de emprego

Um erro comum é pensar nas empresas de RH como agências de emprego em maior escala. Na realidade, a busca por currículos e candidatos não é nem o principal foco do trabalho de consultoria. Essa concepção já é antiga, de uma época em que a quantidade de colaboradores ainda era mais importante que suas qualidades individuais.

Antes de fazer a contratação, é importante que você altere essa imagem em sua mente. O consultor te dará instruções para melhorar o trabalho no seu negócio e fazer com que seus colaboradores sejam mais produtivos, não apenas preencher espaços no seu quadro de funcionários.

Análise do desempenho da equipe

Na maioria dos casos, a primeira ação de uma empresa de consultoria de RH ao ser contratada é fazer uma avaliação de desempenho geral. Ou seja, antes de tomar qualquer atitude que altere a estrutura ou os processos do negócio, ela vai tomar um tempo para entender como ele funciona, quais são seus pontos fortes e suas fraquezas.

Essa análise é o ponto de partida para diversas outras ações, sendo fundamental para melhorar a produtividade da sua equipe. Muitos gerentes acabam desperdiçando recursos da empresa justamente por não terem um parâmetro claro sobre o desempenho de cada colaborador nem quais pontos precisam de atenção e correção.

Melhoria do clima organizacional

A qualidade do ambiente de trabalho tem forte influência na produtividade da sua equipe. Você provavelmente já notou como um dia mais estressante, com pressão excessiva dos colegas e eventos ruins na sua vida pessoal, são os mesmos em que você tem dificuldades para executar suas tarefas de rotina. Se essas condições forem o padrão em um escritório, então sua produtividade já está comprometida.

Durante o serviço de consultoria, os profissionais vão avaliar e promover ações para melhorar esse ambiente de trabalho, criando um clima organizacional mais harmonioso. Isso pode envolver desde o estímulo à comunicação no dia a dia até a reestruturação do código de ética da empresa. O resultado previsto é uma equipe mais engajada e satisfeita com o próprio trabalho.

Otimização do trabalho em equipe

Os resultados de um trabalho ou projeto não dependem apenas do investimento total realizado, mas também da maneira como esses recursos são alocados. O mesmo vale para os profissionais na sua equipe. E o trabalho de uma empresa de consultoria de RH também envolve distribuir seu time de forma que todos tenham o máximo de aproveitamento.

Um time mal distribuído tende a ter maior índice de retrabalho, perde controle de seus processos com mais facilidade e não tem os indivíduos alocados em tarefas em que sejam mais úteis. Remanejar seus colaboradores corretamente, tanto com base em capacitação técnica quanto em suas soft skills, pode ser tudo de que um time precisa para fazer seu trabalho corretamente.

Planos para retenção de talentos

Como já mencionamos, o foco hoje em dia já mudou para a qualidade dos colaboradores que são colocados na empresa. Diante disso, surgiram outros campos de conhecimento dentro da área de Recursos Humanos, como a identificação e retenção de talentos. Em outras palavras, são técnicas usadas para destacar e manter os colaboradores que têm maior potencial de desenvolvimento.

O número e tipos de talentos incluídos na empresa tem grande efeito na sua eficiência e em como é possível construir um diferencial competitivo. Profissionais de alto desempenho mais criativos e com mais experiência tendem a encontrar novas soluções para problemas recorrentes, produzir mais em menos tempo e sofrer menor desgaste no processo.

Visão mais holística da empresa

Praticamente qualquer negócio tem um setor de Recursos Humanos próprio, o que leva muitos a questionarem a necessidade de contratar uma empresa de consultoria de RH. Especialmente se você já tem essa área bem estruturada. Porém, há questões que dificilmente podem ser resolvidas por uma equipe interna: o discurso enviesado e o olhar restrito.

Por mais que você tente, seu time interno sempre terá como ponto de vista a própria vivência dentro do negócio, o que pode dificultar uma análise mais ampla. É por isso que, mesmo para quem tem um RH bem desenvolvido, pode ser bom buscar um consultor, alguém com um olhar mais amplo e neutro sobre a empresa.

Inovação e otimização de seus processos

Por fim, bons consultores sempre têm uma ampla bagagem atuando na área de RH. Em geral, são os profissionais com mais experiência de mercado e aqueles que passam mais tempo se atualizando sobre essa área. Isso os coloca em uma excelente posição para dar sugestões de como melhorar seus processos, inovar e buscar novas oportunidades.

Se você tem planos para expandir sua empresa, reestruturar seu negócio ou fazer qualquer outra mudança que afete amplamente o trabalho de sua equipe, então vale a pena buscar um consultor para te orientar nesse estágio. Isso não só te garante mais segurança, como também aumenta as chances de sucesso de qualquer inovação.

Agora que você entende o que uma empresa de consultoria de RH faz pelo seu negócio, já sabe o valor que esse serviço pode ter para sua empresa. E se quiser usar esse recurso a seu favor, entre em contato agora mesmo com a Pollon Consultoria e veja o que podemos fazer para te ajudar!

No Comments

Cancel