5 benefícios da ISO 9001:2015 que você precisa conhecer!

5 benefícios da ISO 9001:2015 que você precisa conhecer!

A globalização possibilitou para as empresas a entrada em novos mercados. Ao mesmo tempo, ela trouxe, proporcionalmente, uma grande exigência de qualidade nas organizações, tanto dos produtos quanto dos processos. Assim, a certificação ISO 9001:2015 ajuda as empresas a garantir um alto padrão.

Para possuir um certificado ISO é necessário passar por várias etapas avaliativas e de aprendizado, o que assusta muitos gestores. Será que existe motivo para isso? Na verdade, não há o que temer, pois é justamente essa aplicação que possibilita o desenvolvimento do negócio.

Quer saber mais sobre os benefícios da ISO 9001:2015? Confira o post de hoje!

1. Qualidade e melhoria contínua para o negócio

O certificado ISO 9001 confirma que a empresa dispõe de qualidade e segue as normas para o desenvolvimento dos melhores produtos e serviços. Entre as inovações geradas estão maior integração entre uma gestão de qualidade e as linhas estratégicas da empresa.

No entanto, para gerar os resultados esperados não basta ter o conhecimento das normas — é a prática que trará o diferencial para a empresa. Aplicando esses conhecimentos na rotina de trabalho, o gestor agregará valor real à organização — isso também garantirá melhorias na produtividade e um contínuo crescimento de desempenho.

Para garantir que isso ocorra, toda a organização deve se envolver. Cada colaborador deve saber o que está fazendo e os motivos para tal, o que exige investimento em treinamentos e infraestrutura. Esse conjunto de fatores deixa o colaborador mais seguro para realizar as atividades, aumenta a satisfação e a valorização.

2. Gestão de recursos e economia

A nova norma também foca na gestão de recursos e economia e, assim, é um instrumento de reforço para a governança da empresa.

A aplicação dessas novas diretrizes garante que o gestor seja mais eficaz ao adotar esse sistema de gestão, o qual refletirá em economia de tempo e dinheiro. Ou seja, aumentará a probabilidade de transformar possibilidades em situações reais de ganho.

É um conceito holístico, que analisa a situação como um todo e não apenas por vertentes, melhorando processos e aumentando a eficiência de todos os setores da empresa, o que ajudará a gerir os recursos de forma racional e a reduzir custos.

3. Abordagem integrada

Os benefícios da ISO 9001:2015 não param por aí: ela também aponta para uma gestão unificada, utilizando o conceito de riscos e oportunidades em todas as partes. O que isso significa na prática? A empresa que aplica essa metodologia no seu gerenciamento promove uma abordagem integrada de todos os setores, identificando as falhas, os riscos (incertezas) e também as possibilidades de melhorias nos padrões existentes (oportunidades).

O passo seguinte é utilizar essas informações para desenvolver um plano de ação para tratar cada problema potencial ou aproveitar as oportunidades encontradas . Para isso a empresa deve incorporar todas as orientações da ISO, substituindo as práticas e os processos anteriores pelos novos.

Os novos processos devem ser documentados e transformar-se no padrão da companhia. Esse conhecimento deve ser de fácil acesso e todos os colaboradores devem utilizá-lo em sua prática diária.

4. Aumento da competitividade

O ISO 9001 ganhou tanta importância no mundo corporativo que o seu certificado passou a ser critério para definir se uma empresa possui produtos ou serviços de qualidade ou não. Para que você tenha uma ideia, se um fornecedor do setor automobilístico não possui a certificação, ele nem é cogitado pela indústria para o fornecimento de peças.

O setor automobilístico é apenas um exemplo. Vários segmentos utilizam o certificado ISO como primeiro critério a ser analisado na escolha de um parceiro. Esse critério também se faz necessário para quem exporta, principalmente para a Europa e Estados Unidos.

Dificilmente uma indústria conseguirá atender a esses mercados sem comprovar que possui alto padrão de qualidade nos produtos e processos. Além disso, o certificado ISO 9001:2015 torna a empresa mais competitiva ao conseguir:

  • maior credibilidade perante o mercado;
  • aplicação de processos diferenciados no desenvolvimento de produtos e serviços;
  • maior respaldo para os clientes;
  • colaboradores treinados;
  • menos desperdício.

Porém, é importante frisar: para manter a competitividade deve existir um trabalho continuado, pois a certificação precisa ser atualizada periodicamente, além de passar por auditorias.

5. Solidificação da política de qualidade da empresa

Façamos um pequeno exercício. Imagine que você está em busca de um novo fornecedor e ficou em dúvida entre duas opções. Ao entrar no site da primeira você encontra uma página destacando as políticas de qualidade.

A segunda empresa, no entanto, destaca a certificação ISO que possui. Qual das duas opções você considerará ter um maior padrão de qualidade?

É exatamente assim que funciona o cotidiano das empresas. Muitos sócios e clientes se sentem desconfiados com a política de qualidade da instituição, mas tendem a mudar de ideia quando sabem da existência de uma certificação de peso como a ISO 9001. É a solidificação da política de qualidade.

Apesar disso, você não pode esperar que clientes e sócios interessados em parcerias procurem pelo certificado na sua empresa. É necessário praticar a divulgação da sua política de qualidade. Isso pode acontecer por meio de três etapas: elaboração, divulgação interna e divulgação externa. Saiba mais:

Elaboração

É o momento de definição sobre a sua política de qualidade. Com base nos valores da empresa e dentro das normas ISO, você estabelecerá a política de qualidade definitiva da instituição.

Divulgação interna

Você deve frequentemente comunicar a política aos colaboradores e supervisionar se as indicações estão sendo seguidas. Promova treinamentos e workshops para reforçar a importância da política de qualidade.

Divulgação externa

Com a certeza de que todos estão praticando o estabelecido, é hora de comunicar aos clientes e fornecedores sobre o diferencial da sua organização. Utilize os meios de comunicação da empresa e até mesmo as embalagens dos produtos para intensificar a divulgação sobre a sua nova política de qualidade.

São muitos os benefícios da ISO 9001:2015 para as empresas: abertura de novos mercados, credibilidade para fornecedores e clientes, gestão de recursos, redução de custos, maior competitividade e principalmente, processos e produtos com qualidade comprovada. O que você está esperando para certificar a sua empresa?

Quer receber mais dicas para capacitar a sua equipe em gestão da qualidade? Curta a nossa página no Facebook e fique sempre atualizado!

No Comments

Cancel